sábado, 8 de dezembro de 2007

Por que você teme seu próprio nome?

Nosso registro de nascimento sempre mostra aquele nome que nosso pai e mãe achou que seria bonito. Pra homenagear alguém (no meu caso a minha avó paterna), cumprir promessa ou porque acha bonito, mesmo que a outros olhos seja bizarro [rs]. Esse nome nos acompanha na maioria das vezes, digo isso porque tem sempre alguém insatisfeito que acaba mudando o nome em cartório, até o resto da vida.

Mas por que tememos nosso próprio nome? Quando se está numa conversa em que alguém, que sempre te trata carinhosamente por um apelido, de repente muda o tom e te chama pelo primeiro nome. Isso normalmente soa bastante ameaçador, não é mesmo? É muito estranho o impacto que a simples menção do nome "real" causa em algumas pessoas, pra não dizer em quase todas.

Eu sou uma dessas pessoas que não dá a mínima pra isso. Eu adoro meu nome por ser incomum. Embora não ache que ser chamada por apelidos seja uma coisa que me incomode. Acho que respeito está nos atos e não em palavras. Mas várias vezes eu já cheguei com alguém no msn chamando pelo nome. Reações diversas. Uns achavam que eu estava brava e chamado pra conversar sério. Outros que eu estava apelando na conversa. Eu hein! Isso me fez pensar e começar a escrever esse post sobre isso.

Mas eu tenho uma teoria que é compartilhada por várias pessoas também. O que se teme é a autoridade inerente ao som do nosso próprio nome. Isso se deve ao tom ameaçador que nossas mães adotam para nos chamar quando estão bravas. Em 99,9999999% das vezes elas nos chamam pelo nome, segundo nome e até mesmo sobrenome para enfatizar beeem que elas querem chamar a nossa atenção. "João Francisco da Silva!!!!" Dessa maneira a gente acaba associando o nosso nome a algo ameaçador ou no mínimo autoritário.

Portanto eu digo, não temam seus próprios nomes. Como já diria Freud (eu lá sei se ele diria isso mesmo hehe), temam vossas mães! Elas são a origem desse medo todo. :P

3 comentários:

Lisias disse...

Ohow! Thyea botando o dedo na ferida! :-)

Eu tinha um problema sério com meu nome até ir para o colégio: eu simplesmente não sabia quem era aquele tal de "Lisias"!! :-D

A professora chamou minha mãe e juntas me deram aquela notícia avassaladora: "Pink, o seu verdadeiro nome é LISIAS".

Nossa... Naquele dia meu mundo havia mudado, eu tinha outro nome!! :-D :-D

Luciano Freire disse...

E ai mule???

Jah tava na hora de tu voltar a atualizar teu bloguinho! Soh assim fico sabendo como tu tah. Xeru

Marcy disse...

@Pink, muito engraçado esse seu comment. :oP
Eu na verdade nunca me liguei muito nessa coisa mas, de fato, a última vez que me chamaram pelo nome foi pra dar bronca. :oP